Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/464
Título: | Aprofundando a reflexão sobre os conteúdos em Ciências Naturais |
Tipo: | Video |
Autor(es): | Fernandes, José Arthur Barroso |
Palavras-chave: | Conceito científico;Ciência - modelo;Percepção do mundo;Transposição didática;Conhecimento escolar |
Data do documento: | 1-Jul-2011 |
Resumo: | Partindo do pressuposto que a ciência é uma produção humana, os conceitos trabalhados nessa área se dão a partir de modelos, ou seja, quando estamos em contato com a realidade interagimos com o mundo e, dessa forma, criamos modelos para explicar o que observamos ou sentimos. Portanto, podemos afirmar que os modelos são criados para explicar aquilo que percebemos do mundo. É nesse sentido que quando pensamos em transposição didática levamos em conta o conhecimento científico e escolar, ou seja, de que maneira o professor irá transmitir o saber científico na escola e como esse irá seguir a lógica escolar. É nesse contexto que a criança passa a ter o conceito para si, sendo necessário que ela exerça uma reflexão diante do conhecimento adquirido. Podemos afirmar que o conceito é criado para interpretar a nossa relação com o mundo. |
URI: | http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/464 |
Curso: | Licenciatura em Pedagogia |
Disciplina: | Ciências Naturais 2 |
Duração: | 36min 07s |
Observações de instalação: | Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player. |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PE_CienciasNaturaisII_AprofundandoareflexaoemCienciasNaturais.flv | 245,44 MB | Flash Video | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons