Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Romanatto, Mauro Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2011-07-01T13:47:18Z | - |
dc.date.available | 2011-07-01T13:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-01 | - |
dc.identifier.uri | http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/461 | - |
dc.description.abstract | A criação dos números fracionários se deu em um determinado momento que os números naturais não eram mais suficientes para moderar as situações do dia a dia. Assim, os números naturais expressam a idéia de quantidade e os números fracionários a de quantidade e medida. É nesse sentido que o número fracionário é representado por a/b, onde a é a quantidade e b a medida. As frações expressam dois tipos de grandezas (coisas que podemos contar ou medir, como por exemplo, massa, temperatura, tempo): contínuas e discretas. Na sala de aula, as frações deveriam ser trabalhadas, em um primeiro momento, a partir da observação, manipulação e comparação. E só posteriormente o professor poderia trabalhar os aspectos formais do assunto. As frações expressam diversas idéias matemáticas na tentativa de representar situações do cotidiano, algumas dessas ideias são: partição (parcela), quociente (resultado de uma divisão), medida, probabilidade e número (a/b). Cumpre, ainda, acrescentar que as frações equivalentes são aquelas que representam ou significam um mesmo resultado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ministério da Educação (MEC) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar) | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Matemática-ensino | pt_BR |
dc.subject | Números fracionários | pt_BR |
dc.subject | Grandeza contínua | pt_BR |
dc.subject | Grandeza discreta | pt_BR |
dc.subject | Ensino da fração | pt_BR |
dc.subject | Porcentagem | pt_BR |
dc.title | Números fracionários | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.description.discipline | Linguagens: Matemática 2 | - |
dc.description.course | Licenciatura em Pedagogia | - |
dc.technical.duration | 15min 42s | - |
dc.technical.installationremarks | Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PE_Linguagens_ Numerosfracionarios.flv | 66 MB | Flash Video | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons