Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/461
Título: Números fracionários
Tipo: Video
Autor(es): Romanatto, Mauro Carlos
Palavras-chave: Matemática-ensino;Números fracionários;Grandeza contínua;Grandeza discreta;Ensino da fração;Porcentagem
Data do documento: 1-Jul-2011
Resumo: A criação dos números fracionários se deu em um determinado momento que os números naturais não eram mais suficientes para moderar as situações do dia a dia. Assim, os números naturais expressam a idéia de quantidade e os números fracionários a de quantidade e medida. É nesse sentido que o número fracionário é representado por a/b, onde a é a quantidade e b a medida. As frações expressam dois tipos de grandezas (coisas que podemos contar ou medir, como por exemplo, massa, temperatura, tempo): contínuas e discretas. Na sala de aula, as frações deveriam ser trabalhadas, em um primeiro momento, a partir da observação, manipulação e comparação. E só posteriormente o professor poderia trabalhar os aspectos formais do assunto. As frações expressam diversas idéias matemáticas na tentativa de representar situações do cotidiano, algumas dessas ideias são: partição (parcela), quociente (resultado de uma divisão), medida, probabilidade e número (a/b). Cumpre, ainda, acrescentar que as frações equivalentes são aquelas que representam ou significam um mesmo resultado.
URI: http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/461
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Linguagens: Matemática 2
Duração: 15min 42s
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