Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/437
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Maria Iolanda | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-28T12:28:34Z | - |
dc.date.available | 2011-06-28T12:28:34Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/437 | - |
dc.description.abstract | Algumas questões familiares influenciam na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos, no entanto, esses fatores não o impedem de aprender. Dessa forma, a escola deve estar pronta para atender essas especificidades para que possa abranger a todos. Segundo Paulo Freire, essas diferenças podem ser atendidas pela escola quando essa se preocupa em ensinar de acordo com a realidade do aluno, quando o professor respeita a trajetória do aluno e cria condições para que novos elementos sejam incorporados na aprendizagem, incluindo, assim, esse estudante na sociedade letrada. Ao analisarmos as cartilhas escolares, notamos uma falha na tentativa de alfabetizar os alunos, visto que os textos são pobres e não contribuem para a formação do cidadão. Assim, podemos observar que as informações fornecidas aos alunos não podem ser fragmentárias, pois eles não conseguem se posicionar criticamente diante dos assuntos. É importante recuperar as práticas de leitura e escrita que são veiculadas na sociedade para estimular o senso crítico do indivíduo. Dessa forma, o professor precisa incentivar e ensinar seu aluno sem discriminá-lo linguisticamente, utilizando conteúdo contextualizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ministério da Educação (MEC) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar) | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua materna | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Método da cartilha | pt_BR |
dc.subject | Aluno crítico | pt_BR |
dc.subject | Preparação do aluno | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e a discriminação | pt_BR |
dc.title | Letramento, alfabetização e cultura: vivências e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.description.discipline | Linguagens: alfabetização e letramento 1 | pt_BR |
dc.description.course | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.technical.duration | 50min 13s | - |
dc.technical.installationremarks | Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PE_LAL_Letramentoalfabetizacaoecultura.flv | 201,99 MB | Flash Video | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons