Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Maria Iolanda | - |
dc.date.accessioned | 2011-06-28T12:24:32Z | - |
dc.date.available | 2011-06-28T12:24:32Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/436 | - |
dc.description.abstract | A escola não tem como obrigação ensinar o aluno a falar. No entanto, tem como obrigação ensinar as formas e usos da língua oral, para que o aluno possa ter oportunidades iguais na sociedade. O professor deve trabalhar diversas atividades relacionadas à produção oral desde o primeiro ano escolar para que, assim, o estudante vá desenvolvendo essa habilidade de como fazer uso da linguagem oral. Apesar do pouco tempo que muitas vezes o professor possui para trabalhar as diversas disciplinas, ele precisa entender que a habilidade oral é a base para o aluno se apropriar das outras áreas de conhecimento. Podemos exemplificar dois gêneros discursivos que ajudam o professor tanto no estímulo da oralidade quanto na transmissão cultural pertencentes à cultura brasileira, elas são: literatura de cordel e as quadrinhas. Existem diversos gêneros discursivos que podem ser utilizados na sala de aula. É importante o professor estabelecer uma relação no ensino da escrita com a oralidade. Dessa forma, é fundamental que seja desenvolvida a habilidade oral na criança, pois esse é o caminho para que o aluno saiba falar nos diferentes ambientes sociais e consiga escrever um texto coeso e coerente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Ministério da Educação (MEC) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar) | - |
dc.subject | Fala e escrita | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Reflexão sobre a língua | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua oral | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Oralidade e letramento como ferramentas para as práticas sociais | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.description.discipline | Linguagens: alfabetização e letramento 1 | pt_BR |
dc.description.course | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.technical.duration | 41min 01s | - |
dc.technical.installationremarks | Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PE_LAL_Oralidadeeletramento.flv | 166,75 MB | Flash Video | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons