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http://hdl.handle.net/123456789/414
Título: | Filosofia da Educação: da antiguidade ao renascimento |
Tipo: | Video |
Autor(es): | Lopes, Viviane Costa |
Palavras-chave: | Sócrates;Platão;Maiêutica socrática;Mito da caverna;Inatismo;Conhecimento e sabedoria |
Data do documento: | 17-Jun-2011 |
Resumo: | Os pré-socráticos ou filósofos da natureza foram os primeiros filósofos que procuravam explicar o mundo pela observação da natureza. É nesse contexto que Sócrates surge e busca conhecer a essência humana. Para ele, a nossa sabedoria está na consciência em saber aquilo que não se sabe. Assim, esse filósofo pensa que a busca do conhecimento se dá ao reconhecer aquilo que não se sabe. Sócrates cria, então, a maiêutica socrática, que é um método educativo e filosófico. Já Platão procura discutir a questão do conhecimento baseando-se na existência de dois mundos: um mundo real ou inteligível e outro ilusório ou sensível. No Mito da Caverna Platão explica essa sua visão dualista. Esse filósofo levanta um ponto importante quando ressalta que a educação do homem é a solução dos problemas éticos e políticos do seu tempo a partir da formação de filósofos governantes. Somente dessa forma teríamos uma sociedade mais justa. |
URI: | http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/414 |
Curso: | Licenciatura em Pedagogia |
Disciplina: | Filosofia da Educação |
Duração: | 21min 48s |
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