Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/414
Título: Filosofia da Educação: da antiguidade ao renascimento
Tipo: Video
Autor(es): Lopes, Viviane Costa
Palavras-chave: Sócrates;Platão;Maiêutica socrática;Mito da caverna;Inatismo;Conhecimento e sabedoria
Data do documento: 17-Jun-2011
Resumo: Os pré-socráticos ou filósofos da natureza foram os primeiros filósofos que procuravam explicar o mundo pela observação da natureza. É nesse contexto que Sócrates surge e busca conhecer a essência humana. Para ele, a nossa sabedoria está na consciência em saber aquilo que não se sabe. Assim, esse filósofo pensa que a busca do conhecimento se dá ao reconhecer aquilo que não se sabe. Sócrates cria, então, a maiêutica socrática, que é um método educativo e filosófico. Já Platão procura discutir a questão do conhecimento baseando-se na existência de dois mundos: um mundo real ou inteligível e outro ilusório ou sensível. No Mito da Caverna Platão explica essa sua visão dualista. Esse filósofo levanta um ponto importante quando ressalta que a educação do homem é a solução dos problemas éticos e políticos do seu tempo a partir da formação de filósofos governantes. Somente dessa forma teríamos uma sociedade mais justa.
URI: http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/414
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Filosofia da Educação
Duração: 21min 48s
Observações de instalação: Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player.
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE_FilosofiadaEducacao_Daantiguidadeaorenascimento.flv148,68 MBFlash VideoVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons