Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/412
Título: | A proposta pedagógica de Paulo Freire |
Tipo: | Video |
Autor(es): | Zuin, Antônio Alvaro Soares |
Palavras-chave: | Biografia;Paulo Freire;Alfabetização e reflexão;Opressor e oprimido;Conscientização e alfabetização;Temas geradores |
Data do documento: | 17-Jun-2011 |
Resumo: | A proposta pedagógica elaborada por Paulo Freire se baseia na utilização das palavras que fazem parte do cotidiano dos alunos. Por exemplo, se fossemos alfabetizar pessoas adultas que trabalham na construção civil, segundo o método de Paulo Freire, iríamos ter que elaborar um processo educativo que considerasse determinadas palavras, tais como tijolo e casa, no início do processo de aprendizagem. Assim, usaríamos palavras que tivessem uma relação direta com a vida desses alunos. Dessa forma, a partir das sílabas dessas palavras os alunos aprenderiam novas palavras. Nesse contexto é que Paulo Freire procurou desenvolver aquilo que ele chama de temas geradores, ou seja, os alunos começariam a refletir o porquê de determinadas questões da vida desse sujeito. Portanto, os alunos não seriam apenas alfabetizados, eles teriam a condição de questionar a sua posição social. |
URI: | http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/412 |
Curso: | Licenciatura em Pedagogia |
Disciplina: | Filosofia da Educação |
Duração: | 07min 49s |
Observações de instalação: | Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player. |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PE_FilosofiadaEducacao_ApropostapedagogicadePauloFreire.flv | 19,17 MB | Flash Video | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons