Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/409
Título: Processo formativo de Sócrates e Platão
Tipo: Video
Autor(es): Zuin, Antônio Alvaro Soares
Palavras-chave: Sócrates;Relação dialógica de aprendizagem;Maiêutica socrática;Platão
Data do documento: 17-Jun-2011
Resumo: Na análise do processo formativo, ou seja, no entendimento de como alguns conceitos se tornaram fundamentais para a Filosofia da Educação devemos destacar as arguições feitas por Sócrates escritas por seu discípulo Platão. Em A República, conhecemos alguns conceitos fundamentais da chamada idéia socrática, ou seja, do processo formativo desenvolvido por Sócrates. Podemos destacar a refutação, que era a necessidade de fazer com que o discípulo refletisse sobre um conceito inicial que ele tinha. Dessa forma, por meio de uma relação dialógica que Sócrates estabelecia com os seus discípulos, era possível uma reflexão dos mesmos em relação ao pouco desenvolvimento das primeiras definições conceituais. É dessa maneira que o conceito se tornava mais elaborado. Um outro ponto importante da técnica de Sócrates foi a maiêutica , ou seja, a possibilidade de fazer com que o discípulo se sentisse estimulado a rememorar conteúdos que estariam escritos na sua própria alma ou psique. Portanto, notamos que em Sócrates é o ser humano que tem a condição de refletir sobre o seu próprio destino.
URI: http://livresaber.sead.ufscar.br/handle/123456789/409
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Filosofia da Educação
Duração: 07min 33s
Observações de instalação: Baixar e instalar a última versão do K-Lite Codec Pack Full que contém os codecs de vídeo necessários: http://www.baixaki.com.br/download/k-lite-codec-pack-full.htm e abrir o arquivo com o Media Player Classic. ou Baixar e instalar o player VLC: http://www.videolan.org/vlc/ e abrir o arquivo com este player.
Aparece nas coleções:Vídeos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PE_FilosofiadaEducacao_ProcessoformativodeSocratesePlatao.flv16,87 MBFlash VideoVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está habilitado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons